O Buzz Marketing na era do Orkut

Já escutamos há muito tempo uma velha história “manter um cliente é mais barato que conquistar um novo”. Além disso temos outro fator muito importante que é o boca-a-boca, ou Buzz Marketing, onde estatísticas comprovam que um cliente insatisfeito fala mal da marca ou da empresa para cerca de 10 pessoas, já com o cliente satisfeito esse número cai pra 3 a 4 pessoas.

Alguns anos atrás o boca-a-boca ficava restrito ao círculo de amigos de cada pessoa, mas com o advento da Internet o Buzz Marketing ganhou um alcance inimaginável através das redes de relacionamentos, blogs, fóruns etc.

Certa vez lendo a Revista HSM Management encontrei uma reportagem onde a pesquisa Etnográfica, metodologia da área da Antropologia, estava sendo usada pelo Marketing para identificar os verdadeiros hábitos de um determinado público, com o objetivo de identificar as características que ficam imperceptíveis em uma pesquisa de focus group, por exemplo. Desde então tenho o interesse por esse tipo de pesquisa e de como ela funciona, além da possibilidade de aplicar essas técnicas nos ambientes virtuais de relacionamento.

Navegando pela web encontrei o artigo “Empresas monitoram redes de relacionamento on-line para melhorar produtos e se aproximar do consumidor”, escrito Thiago Terra, no Portal Mundo do Marketing, que relata algumas ações de monitoramente do boca-a-boca em relação às empresas e marcas no ambiente virtual, que vem de encontro ao que eu estava pensando.

Analisando tudo isso pode-se perceber que manter o nosso cliente satisfeito e evitar o Buzz Marketing negativo ganhou muito mais importância do que anos atrás, principalmente se a empresa atuar de forma nacional ou global. No entanto temos um ponto forte nessa situação, que é justamente a possibilidade de mapear o Buzz Marketing, que pode trazer grandes oportunidades de inovação.

Com essa informação, o fator de minha colega de trabalho Charlize Griebler, estar cursando Psicologia, neste semestre trabalhando a disciplina de Antropologia, que exige a realização de um trabalho nessa área, acho que vou conseguir testar essa teoria, claro se ela concordar, certo Char ;) ?

Um comentário:

Charlize Naiana Griebler disse...

O interessante de testarmos todo esse novo enfoque que está acontecendo com a informação e com o marketing comumente, nos arremete a entendermos que nossa cultura é transitória.
No momento atual, é notável o grande desfecho da internet como um todo, e de redes de comunicações que surgem em um momento muito interessante.
Essa nova geração está vivendo mais o individualismo, mas um novo individualismo, não aquele no qual entendemos como egoísta, um individualismo onde se garante como "ser" por si. Sendo assim, estar sozinho em frente ao computador e ao mesmo tempo ligado ligado a milhares de pessoas é algo muito instigante.
Essa pesquisa apontará qual o perfil desse novo grupo, gerado por essa nova geração.
Vamos lá!!!
Trabalharmos junto!!