Gestão do Conhecimento com base no Balanced Scorecard

Quando se busca a implantação da Gestão do Conhecimento em uma organização esta deve estar alinhada ao planejamento estratégico da empresa. Porém, para que ocorra este alinhamento, é necessário que se desenvolva o mapeamento estratégico baseado no clima e na cultura da organização.


A cultura e o clima de uma organização ira identificar os fatores favoráveis e desfavoráveis ao desenvolvimento da aprendizagem organizacional. Através de diagnósticos permite-se que os colaboradores expressem seus sentimentos sobre a organização, e é capaz, ainda, de expor as deficiências ou pontos fortes de uma gestão, bem como o nível de vivência dos valores no dia-a-dia da empresa.


Através dos resultados deste diagnóstico podemos fazer uma breve avaliação da empresa, identificando, além da visão, dos objetivos estratégicos, da cultura, dos valores, de ter uma boa idéia do clima e da cultura da organização, onde estão as barreiras para a implantação da GC.
Para o conhecimento dos pontos fortes ou fracos para a implantação da GC se faz necessário que o diagnóstico foque os 12 pilares da organização que aprende. São eles: visão; comportamento dos executivos; práticas de gerenciamento; clima de abertura e confiança; estrutura de trabalho flexível; fluxo de informação claro e preciso; práticas individuais e em equipes; processos de trabalho; objetivos de performance e feedback constantes; treinamento e educação continuada; desenvolvimento de indivíduos e equipes; e sistemas de reforço e conhecimentos.


O mapeamento estratégico não deve apenas focar a GC, mas sim todos os principais objetivos estratégicos da empresa. Nesse sentido viemos de encontro com o Balanced Scorecard, ferramenta desenvolvida por Kaplan e Norton, para o auxílio na identificação da estratégia coorporativa através de vetores de desempenho.


O BSC demonstra o desempenho da organização sob quatro perspectivas: financeira; do cliente; dos processos internos; e da aprendizagem e crescimento. Este último é, para os autores, o de maior importância, pois engloba o desenvolvimento das pessoas, e do capital intangível do conhecimento, e é, também, o fator decisivo para o sucesso ou não dos outros itens.


O BSC trabalha com o pensamento sistêmico onde a alteração em um dos fatores de desempenho pode ser decisivo no sucesso de outro, com base nessa característica a GC busca identificar qual dos processos estratégicos existe uma oportunidade ou uma barreira para que a GC ocorra, ou seja, a GC trabalha com pessoas logo a perspectiva da aprendizagem e desenvolvimento é a mais propícia para o processo de aprendizagem.


A função da GC com base no BSC é focar as ações para o fortalecimento da aprendizagem e desenvolvimento da empresa, buscando a melhoria nas outras perspectivas (financeira, do cliente ou dos processos internos) para alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos pela empresa.


Podemos perceber que a GC deve ocorrer junto com o Planejamento Estratégico da empresa, buscando a melhoria de seus processos através da aprendizagem e desenvolvimento, para alcançar os objetivos traçados pela organização. Estes objetivos devem estar bem focados de acordo com a visão da empresa, e organizados de tal forma que seja possível uma análise sistêmica, oferecendo uma visão atual e futura da empresa. Sendo o BSC a ferramenta mais adequada para este mapeamento estratégico.

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