Como funciona a Gestão do Conhecimento?

No mercado competitivo de hoje, o grande diferencial nas organizações são os capitais intangíveis. Dentre eles o mais importante é o conhecimento tácito. Este conhecimento é formado pelas experiências dos funcionários, seus valores e emoções. No entanto ele deve ser disseminado entre os diversos níveis da organização, para que esta se torne, a cada dia, mais competitiva. Este é o grande objetivo da Gestão do Conhecimento, formar organizações que aprendem.

Para que a cultura do aprendizado aconteça nas empresas se faz necessário que a organização se transforme. Devem-se trabalhar as características, o ambiente e as ações dentro da empresa, para que esta tenha um ambiente propicio para a criação e disseminação do conhecimento.

Quando se fala em socialização do conhecimento, nos deparamos com o paradigma de que, quem possui o conhecimento possui o poder, este pode ser o maior desafio da Gestão do Conhecimento, mudar esta visão do mundo de hoje. Quando este paradigma for quebrado se tornará mais fácil à implantação de uma cultura de aprendizagem organizacional.

Para que isto aconteça a grande transformação deve ocorrer na própria organização, criando um ambiente propício para troca de conhecimento e motivação para o desenvolvimento do aprendizado individual. A mudança deve partir do ambiente e chegar até o indivíduo, ou seja, para que o conhecimento seja criado é necessário que a organização seja capaz de aprender.

Segundo Peter Senge uma organização que aprende é aquela na qual as pessoas se desenvolvem individualmente; a inovação é valorizada; a aspiração coletiva é livre; e as pessoas estão, constantemente, aprendendo a aprender.

As organizações que valorizam a construção e a Gestão do Conhecimento têm as seguintes características, possibilita o questionamento de seus valores e princípios; motiva o contato com a realidade; estimula o aprendizado por tentativa e erro; valoriza o comprometimento; estabelece uma visão compartilhada; possui pensamento sistêmico; possibilita a busca por grandes desafios; estabelece a cooperação através da quebra de barreiras.

Todos esses pontos darão origem ao ambiente propício para a aprendizagem organizacional, que se destaca pelas seguintes características: criam, sistematicamente, novos conhecimentos; disseminam esses conhecimentos por toda a organização; e incorporam esses conhecimentos aos seus serviços e produtos.

Peter Senge destaca em seu livro A Quinta Disciplina uma organização que aprende surge a partir das cinco disciplinas, são elas: a) domínio pessoal – proporciona ao indivíduo o seu próprio desenvolvimento, para que possa obter resultados de aprendizagem para si e para a empresa; b) modelos mentais – estimulam novos pontos de vistas, apresenta novos modelos mentais, aceitam a experimentação e o erro como forma de aprendizado; c) visão compartilhada – todo o aprendizado deve ter um objetivo em comum em toda a organização, fazendo com o indivíduo veja razão no que esta fazendo, esta diretamente ligado ao planejamento estratégico da organização; d) aprendizado em equipe – permite que o aprendizado saia do nível pessoal para toda a organização; e) pensamento sistêmico – faz com se veja a organização como um grande sistema, composto por seus processos, levando em conta que toda a ação terá conseqüências no sistema como um todo.

Com a criação do ambiente propício ao aprendizado organizacional o indivíduo se sente comprometido com a visão da empresa, em síntese esse processo acontece a partir da espiral do conhecimento, que é a constante transformação do conhecimento tácito em explicito (expresso por números, de fácil transmissão, geralmente são números gráficos) que envolve o indivíduo, o grupo, a organização e o ambiente.

Podemos concluir que a Gestão do Conhecimento é uma nova tendência do mercado mundial, no entanto o aprendizado organizacional só irá acontecer no momento que a organização aprender a gerar conhecimento e a disseminar este conhecimento nos seus diversos níveis.

Podemos perceber que a Gestão do Conhecimento deve partir da transformação da própria organização, não do funcionário, criando um ambiente propício ao aprendizado organizacional, estimulando o desenvolvimento individual, a busca por conhecimento e disseminando este conhecimento em toda a empresa, isso tudo de forma que o indivíduo também cresça com este conhecimento e se sinta identificado com o que esta fazendo.

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