Em busca do óbvio


Quantas vezes você viu algo e disse “Como não pensei nisso antes? Tão simples...”!
Muitas vezes a solução para um problema ou uma grande ideia para uma campanha de marketing é óbvia e simples e por isso mesmo tão difícil de ser encontrada.


Para funcionarem, as ideias de posicionamento e reposicionamento devem ser óbvias. É por isso que elas são evidentes. E se são evidente para você, também serão evidentes para seus clientes, e é por isso que elas vão funcionar.

Em 1916, Robert R. Updegraff escreveu um panfleto intitulado Obvious Adams: The Story of a Sucessful Businesman. É o melhor texto de marketing que eu já li. De fato, meu útlimo livro foi sobre esse assunto (Em Busca do Óbvio).
Updegraff advertiu sobre como é difícil vender ideias óbvias, quando escreveu: “O problema é eu o óbvio está apto a ser tão simples e comum que não tem apelo à imaginação. Todos nós gostamos de ideias inteligentes e planos engenhosos que rendam uma boa conversa à mesa do almoço, no clube. Existe algo no óbvio que é – bem, tão óbvio?”

Upgraff estabeleceu os cincos testes da obviedade:

1 – Este problema, quando resolvido, será simples. O óbvio é quase sempre simples – tão simples que às vezes toda uma geração de homens e mulheres olhou para ele sem nem mesmo enxergá-lo. De fato, e uma ideia é inteligente, engenhosa ou complicada, deveríamos suspeitar dela. Provavelmente ela não seja óbvia.

2 – Ele é consistente com a natureza humana? O óbvio corresponde a percepções existentes. As pessoas o veem em sua realidade simples, descomplicada, sem conhecimento técnico ou profissional.

3 – Coloque-e no papel. Escreva sua ideia, plano ou projeto com palavras simples, como se você estivesse explicando-a para uma criança. Você pode fazer isso em dois ou três parágrafos curtos, de modo que faça sentido? Se não puder – se a explicação se tornar longa, complicada, ou elaborada – então muito provavelmente ela não será óbvia. Pois, para repetir: “Quando encontrar a resposta, ela será simples”.

4 – Ela explode na mente das pessoas? Se, quando você apresentou sua ideia, expôs sua solução a um problema ou explicou seu plano, projeto ou programa, as pessoas disseram: “Nossa, por que não pensamos nisso antes?” você pode se sentir animado. Pois as ideias óbvias são muito capazes de produzir essa reação mental “explosiva”.

5 – É a hora certa? Muitas ideias e planos são óbvios em si mesmos, mas estão obviamente “fora do tempo”. Verificar se é o momento oportuno com freqüência é tão importante quanto verificar a ideia ou plano em si. Um reposicionamento que está à frente de seu tempo ou depois dele é um grande problema.

Outro trecho interessante do livro:
“Ao longo dos anos, aprendemos que o pensamento brilhante nunca vence por seus méritos. Se você não tiver as pessoas certas na sala, o posicionamento ou reposicionamento efetivo se torna, quando muito, uma tentativa com poucas chances de sucesso”.

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