Iniciativas “crowd”!




Tenho acompanhado o surgimento de alguns sites que utilizam iniciativas “crowd” em seu modelo de negócio. De uma forma bem simples, trata-se de utilizar a força da colaboração coletiva para um único objetivo (crowd do inglês quer dizer multidão). Os dois modelos mais conhecidos são o Crowdfunding: utilizado para financiar projetos de interesse coletivo (já escrevi sobre isso aqui) e o Crowdsourcing: que utiliza a mão de obra dos bilhões de usuários da Internet, para realizar tarefas e desenvolver projetos, de forma remunerada ou não.

A Wikipedia (que é uma iniciativa “crowd”) define esses dois modelos:

Crowdfunding, traduzido para o português como Financiamento coletivo ou Financiamento colaborativo é a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros. Fonte: Wikipédia.org

O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração. Fonte: Wikipédia.org

Além de um ótimo modelo de negócio para empreendedores, a exemplo de sites como o WeDoLogos , CrwodTest, Senso Incomum, Queremos e o Catarse, só para citar alguns. Também são excelentes ferramenta para construir relacionamentos, conhecer clientes e, principalmente, utilizá-los como fonte de pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos. Pois quem não gosta de dar uns “pitacos” no serviço ou produto que utiliza?

Essa pré-disposição que temos em colaborar para um objetivo comum, seja ele com ganho financeiro ou pelo simples desejo de colaborar e fazer parte de algo maior, aliado às mídias sociais, pode ser uma combinação com infinitas possibilidades, seja você um empreendedor em busca da “grande ideia” ou uma empresa que busca o tão almejado “Defensor ou Advogado da Marca”.

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