Não. O tênis não é usado, nem é uma oferta do Mercado Livre. Essa oferta é no Second Life.
Para quem não conhece o Second Life é o mais famoso ambiente virtual de relacionamento baseado em gráficos 3D. Nesse espaço é possível, como o próprio nome já diz, ter uma segunda vida. Com características diferentes, trabalho diferente, casa diferente, carro diferente, ou seja, tudo que você possa imaginar.
O Second Life é mais uma novidade que surgiu com o aperfeiçoamento das conexões de Internet, a cada dia mais veloz e capaz de acessar a gráficos pesados e de ótima definição.
Assim como na vida real, no Second Life você também precisa de dinheiro. Quando entrar pela primeira vez você não vai possuir nada. Será necessário dinheiro para comprar roupas, casa, comida, freqüentar lugares. E esse dinheiro "virtual" é financiado pelo dinheiro real. Encontramos ai mais uma oportunidade para novos produtos e serviços.
Entre várias empresas que já ingressaram nesse novo modo de negócio temos a Adidas como um das pioneiras, que está oferecendo um modelo de tênis, exclusivo para os freqüentadores do Second Life, por U$ 0,19. Mas a Adidas não é a única, hoje temos universidades, marcas de carros, empresas especializadas em prestar serviços dentro do Second Life, agências, eventos, shows, imobiliárias, construtoras etc.
A primeira impressão que temos é que o criador do Second Life é um gênio, certo? Acredito que nem tanto. Se analisarmos a evolução da Internet e de seus produtos chegaríamos fácil ao Second Life. Vejamos, primeiramente tínhamos o relacionamento apenas com o e-mail, chegaram os chats, logo após os fóruns e mais tarde as redes de relacionamento (Orkut). Qual seria o próximo passo? Sair do modo “veja-me”, com fotos e textos e partir para o modo “toque-me” com gráficos em 3D.
Caminho parecido seguiu o YouTube. Primeiramente tivemos os Blogs, depois os Flogs e adivinhem qual era a evolução natural? Vídeos. Poderiam ser os Vlogs... Mas foi o YouTube. Uma brincadeira entre dois jovens que queriam apenas compartilhar seus vídeos, acabou sendo vendida para o Google por 1,2 Bi.
Fica ai o incentivo para pensarmos. Quando a Internet tiver a velocidade da Televisão qual produto/serviço fará sucesso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário