Segmentação como diferencial

Segundo Al Ries e o conceito de posicionamento, “marketing é a batalha pela mente no cliente”, ou seja, a marca só terá sucesso se tiver sucesso na mente do seu cliente. Mas de qual cliente? De todos?

Acredito que a resposta é não. A empresa que tentar vencer a batalha na mente de todos os clientes estará, certamente, desperdiçando recursos e tempo. Não é possível vender um mesmo produto para todos. A necessidade da Classe A, nos EUA, não é a mesma da Classe A, na África. É ai que entra a segmentação como diferencial competitivo.

Segmentar significa definir um grupo, em relação ao todo, ao qual desejo atingir com o meu produto/serviço/marca. As segmentações clássicas são: demográfica, geográfica e psicográfica. No entanto o mercado evolui, as necessidades dos clientes mudam, e essas segmentações precisam ser mais aprofundadas.

Por exemplo, se analisarmos uma empresa em nível nacional que abrange os clientes de sul a norte do Brasil. Seus produtos são voltados para homens de 20 a 40 anos, da Classe C. Poderíamos dizer que essa segmentação é a ideal? Esse produto atingiria sucesso em todas as regiões? Eu acho que não. Pois, os homens de 20 a 40 anos do sul possuem vários hábitos diferentes desse mesmo público no norte. Eles possuem gostos diferentes, freqüentam lugares diferentes, pensam de forma diferente, entre outras características, que vão fazer muita diferença na hora da decisão por um produto.

O que gostaria de salientar é que é necessária uma segmentação mais profunda, mesclando aspectos demográficos, geográficos e psicográficos. Quanto mais detalhada a segmentação, mais chances o produto terá de encontrar o cliente certo.

Ao invés de ficar atirando várias vezes, para todos os lados, porque não atirar menos e do alvo certo?

Uma questão para pensar. Você (como eu) que utiliza os serviços do Google, por exemplo, o Gmail. Já parou para pensar que esses serviços são capazes de traçar um perfil exato dos seus hábitos? E que esse perfil pode ser utilizado por empresas para anunciarem os seus produtos? E venderem exatamente aquilo que você precisa, na hora certa? Pois é, o futuro esta na segmentação.

Nenhum comentário: