Faltou FOCO?

Já se ouve falar em Foco de Mercado há muito tempo. Foco não é nada mais que saber para quem vender e, principalmente, o que vender. Para quem vender, pois não se pode vender para todos e o que vender, pois não se pode vender tudo. Temos então uma grande verdade “Uma marca não pode vender tudo para todos”.

Pode-se pensar, inicialmente, que Foco é coisa de empresa grande como Nike, Fiat, Coca-cola referencias em seu mercado de atuação. Numa proporção maior a falta de foco acontece sim as grandes empresas, quando uma marca que esta tendo sucesso em determinada categoria tenta aventurar-se em uma nova categoria. Ou seja, uma única marca não terá sucesso vendendo ao mesmo tempo cerveja e refrigerante, não estou tentando dizer que não terá vendas, que não se manterá, que não será lucrativa, mas certamente não será a principal marca nem de cerveja nem de refrigerante. É necessário que a marca tenha foco no seu cliente e no seu produto para que consiga fixar-se na mente do seu cliente com a principal marca na sua categoria de atuação.

Geralmente quando pensamos em principal marca em uma categoria lembramos das grandes empresas. Ex.: refrigerantes (Coca-cola), Computadores (Dell), Sabão em Pó (OMO), Esponja de Aço (Bombril), entre outras. Isso ocorre por que essas marcas possuem FOCO. Mas isso não quer dizer que a pequena empresa não possa trabalhar o seu Foco de Mercado. Por que não se tornar a principal empresa de fornecimento de refrigerante da sua região? A principal marca de pizzaria da sua cidade? Ou ainda o principal profissional de direito trabalhista na sua região?

O Foco também não se restringe apenas ao produto, mas ao segmento. Posso tornar a minha marca referência em um produto ou serviço para a Classe A, B ou C. Para Homens ou Mulheres. Para os clientes que se encontram na 3ª Idade (segmento em grande expansão...). Se a sua marca conseguir alinhar foco no produto e no segmento, melhor ainda.

O que eu gostaria de dizer é que Foco de Mercado não é coisa de “gente grande” e sim um elemento essencial no sucesso de sua empresa, por menor que ela seja.

Por que ser uma marca que vende de tudo para todos, se você pode ser a principal marca para um deteminado segemento? No entanto, escolher qual o Foco ideal depende muito do mercado que a marca está inserida e se faz necessária uma pesquisa mercadológica.

Nenhum comentário: