Quando a notícia é boa todo mundo gosta de aparecer, seja na rádio, jornal ou televisão. Essa aparição pode trazer bons resultados para a empresa, é a velha publicidade grátis, onde os meios de comunicação divulgam algum acontecimento que envolva a sua marca.
Mas como você pode contribuir para que isso aconteça de forma mais freqüente.
Participei este ano de dois eventos sobre esse tema e os dois me levaram a uma conclusão. Como o seu negócio é lucro, ns meios de comunicação não é diferente, e o que gera lucro para eles é a audiência, ou seja, só será publicado aquilo que da audiência (lucro), e nem sempre aquilo que é importante para a sua empresa gera audiência da mídia. E se pararmos para analisar as principais pautas da imprensa encontramos, notícias ruins, tragédias, roubos, mentira etc. Fica difícil competir, não é mesmo?
O que deve ser feito então é aproveitar algumas ações realizadas pela sua empresa para encontrar ganchos de notícias, ou seja, de alguma forma relacionar as ações a algo que possa ser de interesse do público em geral, algo que vá agregar valor à esse público. Alguns ganchos que podem ser utilizados:
- Ineditismo: algo nunca realizado antes.
- Valores sociais: atividades que promovam os valores sociais e que de alguma forma possam despertar esses valores no público.
- Depoimentos: uma história comovente, de conquistas, contada por alguém pode ser muito mais atrativa.
- Algo relacionado à “moda”: nos últimos meses atividades diferenciadas relacionadas ao Pan poderiam ter gerado notícia.
Algumas perguntas fundamentais que devem ser respondidas quando se quer propor alguma matéria para os meios de comunicação:
O QUE E COMO?
Descrever de forma resumida o que foi realizado. Relato de como foi realizado, como ocorreu a idéia.
Em que período aconteceu. Se for velho não é relevante.
QUEM?
Quem foram os envolvidos, os beneficiados.
RELEVÂNCIA PARA A COMUNIDADE
O que isso tem de relevante para a comunidade. Aqui pode entrar as questões do Ineditismo, Valores Sociais ou ainda a questão da “moda”.
RESULTADOS ALCANÇADOS OU ESPERADOS
Quais os resultados que a ação obteve ou busca alcançar.
O espaço destinado aos acontecimentos, digamos assim, “não trágicos” é muito restrito e espero que essas dicas ajudem a sua marca a ocupar uma parte de passo.
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