Em uma sala de reuniões da empresa REMEDIO, líder em medicamentos (poderia ser qualquer outra categoria) alguém diz triunfante:
- Já sei! Vamos lançar um novo produto!
- Boa... Qual?
- Já que estamos no negócio de saúde poderíamos lançar um produto diferenciado!!! Como sabemos as pessoas não gostam muito de tomar remédio, pois o sabor não é muito agradável. Mas chocolate pelo contrário todo mundo gosta. Vamos juntar o útil ao agradável, vamos fazer um chocolate medicinal!
- Ótimo! Podemos chamá-lo de REMEDIOLATE!
- OK! Chame o departamento de produção!
Essa situação não é incomum nas empresas. Muitas ações são tomadas levando em conta aquilo que pensamos que o mercado necessita. No entanto as decisões devem ser tomadas com base em dados, informações e conhecimento sobre o mercado e o cliente.
Nesse sentido entra a importância da Pesquisa de Mercado, que possibilita a descoberta de oportunidades de negócio. Mas não basta perguntar ao cliente “O que você deseja?”, devemos ter a capacidade de interpretar os dados, transforma-los em informação e por fim em conhecimento. Esse conhecimento fará a diferença e tornará a empresa competitiva. Se Ford pergunta-se para as pessoas o que elas queriam, uma grande maioria responderia “um cavalo mais rápido”.
Além da necessidade deve-se ter informações sobre a aceitação de outras variáveis como Nome, Benefícios do Produto e Preço. Você acha o nome REMEDIOLATE atraente? Certamente chocolate e remédio não combinam. Remédio é amargo, chocolate é doce... O chocolate consegue transmitir benefícios medicinais?
Sei que o exemplo é extremo, mas dessa forma podemos visualizar algumas falhas não muito difíceis de acontecer. E como diria o Professor Sandro Ergang, “Pelo amor de Deus! Ouça o cliente!”.
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