A aplicação da Gestão do Conhecimento nas organizações depende principalmente das pessoas, são elas que detêm o conhecimento e apenas elas podem transmiti-lo. Sendo assim as pessoas passam a ser o foco principal da GC, ficando a tecnologia em segundo plano, sendo apenas um apoio, na estrutura e transmissão deste conhecimento.Dentre as técnicas de GC, com foco nas pessoas, encontramos o coaching e o mentoring, ferramentas essenciais no desenvolvimento da GC em uma empresa, pois através delas pode-se criar a cultura do compartilhamento do conhecimento e da aprendizagem.Por mais parecidas que possam ser o coachin e o mentoring tem finalidades distintas, onde o primeiro é feito, geralmente, pelo chefe imediato e busca o auxilio no desenvolvimento profissional, já o segundo pode ser feito por qualquer pessoa da organização, e por que não, fora dela, com foco no desenvolvimento da carreira.
O coaching busca o desenvolvimento profissional, com foco na pessoa e não no resultado. Ajudando-a alcançar suas metas, realizar seus objetivos, e dessa forma, auxiliar no desenvolvimento de sua atividade profissional. O coach, geralmente, é o chefe imediato, o qual busca auxiliar na visualização de possibilidades futuras e como transformá-las em realidade. No entanto o papel do coach não é apenas aconselhar ou mostrar o caminho em algumas ocasiões, ele deve permanecer com a pessoa até ela alcançar o objetivo idealizado. Sua função é dar poder a pessoa para que ela consiga produzir resultados, e assim alcançar suas metas. Além disso, o coach deve dar força e apoiar, estimulando e ajudando a transformar sua auto-estima.
O mentoring está ligado ao desenvolvimento mais amplo da carreira, buscando a ampliação dos horizontes no sentido de aumentar as competências, e se estende ao futuro em termos de carreira profissional. A função de mentor pode ser desenvolvida por qualquer profissional da empresa, na qual a pessoa identifique uma visão futura mais ampla e criativa a seguir. Em geral o mentor é parte integrante e fundamental no desenvolvimento da carreira. A atividade de mentoring pode durar por muito tempo, sendo esta relação formal ou informal.Para que uma relação de coaching e/ou mentoring aconteça com sucesso devemos levar em conta algumas características como: confiança; comprometimento; interesse mútuo; feedback constante para facilitar a troca de experiências; autoconsciência do desenvolvimento que poderá ser alcançado; e conhecimento profundo de ambas as partes;Estes são itens fundamentais na relação de coaching e/ou mentoring, a ausência destes pode gerar resultados negativos e frustrantes.
Na busca constante pela competitividade as organizações podem encontrar no coaching e no mentoring ferramentas essenciais no desenvolvimento estratégico, desde que aconteça em um ambiente propício, através delas ocorre o aperfeiçoamento, tanto pessoal, quanto profissional de seus funcionários, e estes por sua vez poderão gerar maiores resultados para a empresa
Nenhum comentário:
Postar um comentário