2011 está bem parecido com 1984. A história se repete?

No ano de 1984 a Apple lançou o histórico comercial “1984”, para o lançamento do computador pessoal Macintosh, no qual acusa a IBM de “escravizar” as pessoas.





Em 2011 frente ao amplo domínio de mercado da Apple, com o iPhone4 e com o iPad, a Motorola, para promover o seu tablet Xoom, em seu novo comercial faz referência ao escravismo, segundo ela, hoje provado pela Apple.

Veja o teaser da campanha





O comercial apresenta um homem, que usa o Xoom, em destaque em meio a pessoas aparentemente iguais, usando iPods ou iPhones...


No final o slogand da campanha “Agora o discurso é outro: o tablet para fazer um mundo melhor.”

Confira o filme





Ambos os filmes fazem referência a obra "1984", de George Orwell (a mesma que deu origem ao programa Big Brother) e foram exibidos durante o Super Bowl. O da Apple inclusive eleito o melhor dos últimos 40 anos.

Reflexões...

Será que sempre haverá quem “escraviza” e quem é “escravizado”, independente do segmento? Sempre surgirá uma marca “libertadora”, como novas e melhores opções?

Acredito que sim, porém nem sempre, em minha opinião, a história irá se repetir.

A Apple surgiu com uma proposta totalmente diferente da apresentada pela IBM na época, praticamente criando uma nova categoria de computadores. Hoje os concorrentes do iPad são muito semelhantes. Não apresentam nenhuma “grande” inovação.

Arrisco em dizer que muitas pessoas irão se referir a esses tablets como o “iPad da Motorola”.

"O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções." (Al Ries)

Nenhum comentário: