Ações de Marketing em Redes Sociais, funcionam para empresas de atuação regional?

Antes do Orkut, Twitter ou Facebook virarem uma febre já disseminávamos vídeos e fotos por e-mail, blogs e outros. Muitos desses conteúdos (acredito até que a maioria) eram com apelo humorístico, desses, muitos possuíam vínculo com diferentes marcas/produtos (em grande parte não "assumidos" pelas mesmas, por diversos motivos). Porém o impacto e lembrança da marca sempre foi muito significativo. Agora isso tudo é multiplicado por 1000 através das redes sociais, acrescente ainda o incrível poder de interação e colaboração da web 3.0... o potencial é ilimitado!

Marcas como Nike, Fiat, Claro, Apple, entre tantas outras nacionais ou internacionais fazem, e muito bem, uso dessa nova tendência. Agora pense nisso:

Funcionaria para empresas regionais?

Quais fatores devem ser levados em conta para que esse tipo de estratégia funcione em pequenas empresas?

Quais as principais dificuldades?

Não tenho a resposta... mas vale a pena a reflexão.

3 comentários:

Unknown disse...

E aí, amigo! Lendo sua postagem no blog veio em minha mente o quanto isso poderia transformar a atual maneira de se fazer marketing - entendam não só a propaganda, mas todo o planejamento. É difícil afirmar se irá funcionar ou não aqui na região, o que posso afirmar é que quem o conseguir fazer terá um grande diferencial competitivo. Mas além deste novo momento, que podemos chamar de marketing de relacionamento, precisamos mudar a forma das empresas interagirem com seus clientes. E isso não é somente para lojas, toda e qualquer tipo de empresa precisa começar a pensar diferente, modernizando sua forma de atuar e pensando sim em tecnologia, mas como meio de apoio.

As empresas precisam ficar atentas às mudanças de comportamento de seus consumidores. Hoje ainda existem - e podemos dizer que é a maioria - empresas que tratam os clientes como tratavam há 30 anos atrás. Os clientes não são mais os mesmos, eles estão mais informados e mais exigentes, já utilizam as mídias sociais e a internet para comprar ou comentar produtos e marcas. O jeito que o meu pai compra é muito diferente do jeito que eu compro e do jeito que o meu filho irá comprar!

Acho que levando estes pontos em consideração as empresas terão grande chance de serem inseridas no mundo virtual com sucesso!

Carlos M. T. Borges disse...

Glauber,

Obrigado pela contribuição.

Realmente muitas empresas não acordaram para o novo perfil de consumidores, muito mais críticos e informados (lembra o caso da TV, que você comentou ontem? O cliente 100 X mais informado que a vendedora)!

Além disso a web 3.0 esta abrindo ótima possibilidades de relacionamento e, principalmente, colaboração, onde o cliente pode contribuir com o desenvolvimento das empresas e seus produtos.

Sem falar no potencial do boca-boca que com a Internet fica exponencial! Para o bem ou para o mal da marca... depende de empresa!

Abraço!

Gerson Rodrigues disse...

Me permitam adentrar à discussão para contribuir com algumas observações.
As novas tecnologias serão assimiladas paulatinamente pelas empresas do interior do país. Não tem volta. Ou assumem, ou desaparecem. A própria clientela vai exigir isso. Vejam vcs aqui em TM: é muito raro uma loja não estar conectada à Internet! [Claro, algumas resistem ainda!]
Em relação às campanhas via redes socias, acredito que em breve deve 'estourar' uma novidade que irá balançar o mercado regional. Questão de tempo! Mas, evidente, é trabalho que exige profissionalismo, pesquisa e foco!
Chegaremos lá!

Índio: parabéns pelo blog!