Retirei esses “mandamentos” do livro Os 10 PECADOS MORTAIS DO MARKETING, DE PHILIP KOTLER, um livro muito interessante principalmente pela sua abordagem que apresenta o que as empresas estão fazendo de errado em relação à Gestão de Marketing, diferente da grande parte da literatura, que é focada nas melhores práticas.
1º MANDAMENTO
A empresa segmentará o mercado, escolherá os melhores segmentos e desenvolverá uma posição de forma em cada um deles.
2º MANDAMENTO
A empresa mapeará as necessidades, percepções, preferências e comportamentos dos clientes e, em seguida motivará seu stakeholders a adquirir uma obsessão em atendê-los e satisfazê-los.
3º MANDAMENTO
A empresa conhecerá os seus principais concorrentes, inclusive suas forças e fraquezas.
4º MANDAMENTO
A empresa estabelecerá parcerias com seus stakeholders e os recompensará generosamente.
5º MANDAMENTO
A empresa desenvolverá um sistema para a identificação e classificação de oportunidades e para a escolha das melhores.
6º MANDAMENTO
A empresa deverá gerenciar um sistema de planejamento de marketing que a conduza à elaboração de planos, de curto e longo prazo, sensíveis ao ambiente de mercado.
7º MANDAMENTO
A empresa deverá exercer um forte controle sobre seu mix de produtos e serviços.
8º MANDAMENTO
A empresa construirá marcas fortes utilizando as ferramentas de marketing que apresentarem a melhor relação de custo/eficácia.
9º MANDAMENTO
A empresa construirá uma liderança de marketing e um espírito de equipe entre seus vários departamentos.
10º MANDAMENTO
A empresa adquirirá tecnologia de modo contínuo para que possa manter a vantagem competitiva no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário