A Guerra das Redes Sociais

Em 2010 o Facebook ultrapassou o Google em tempo de navegação, ou seja, os usuários estão passando mais tempo na rede social do que utilizando os serviços da Gigante da Internet.

O contra ataque do Google foi o lançamento de uma nova rede social o Google +. Apesar de possuir inovações interessantes como o chat em vídeo e a divisão de seus amigos em círculos (essa em minha opinião a novidade mais simples e ao mesmo tempo a mais interessante), além do rápido crescimento, conforme demonstra o gráfico abaixo, não acredito que o objetivo principal do G+ seja superar ou “matar” o FB.


O foco do Google não são as redes sociais, é muito mais amplo (já escrevi sobre isso no post Qual o negócio do Google?). Através da missão da empresa pode-se ter uma ideia de qual é o seu principal foco, "o Google tem por missão organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil", ou seja, o Google só contra atacou o Facebook quando sentiu o seu negócio principal ameaçado, os usuários estavam passando mais tempo compartilhando informações na rede social do que buscando informações em seus serviços. Quando o Orkut já não estava mais fazendo frente ao FB eis que surge uma nova ferramenta para organizar, compartilhar e acessar informação, na visão do Google, muito mais que uma rede social.

Uma versão bem humorada da batalha das redes sociais



Nenhum comentário: