Muitas empresas têm como concorrentes marcas internacionais e poderosas como Nike, Coca-cola, Google entre outras. Competir de igual para igual é, certamente, impossível. É necessário encontrar formas de divulgação que cause impacto, que faça com que sua marca seja lembrada e, principalmente, tenha um baixo custo.
Uma pequena empresa que quiser divulgar sua marca nos mesmos meios que o seu concorrente, que provavelmente tenha muito maior poder de fogo, é “morte certa”. Qual a lembrança que uma ação em TV, por exemplo, uma chamada por semana, que para a pequena empresa geralmente é muito caro, vai ter em relação ao concorrente que patrocina um programa diário? O alcance dessa divulgação esta focada no meu segmento alvo? Ou seja, provavelmente a empresa estará jogando dinheiro fora. Investimento esse que poderia ser utilizado de forma mais focada e, principalmente, mais inteligente.
Uma solução para que a sua empresa tenha maior visibilidade e que venha a chamar mais a atenção que o seu concorrente, principalmente no seu segmento-alvo, é o Marketing de Guerrilha.
Como o próprio nome já diz a denominação do termo vem da Guerra, mais basicamente da Guerra do Vietnã, onde os vietnamitas conseguiram vencer o grande exército norte americano utilizando ataques de guerrilhas. Ataques de guerrilhas são pequenas investidas contra o exército inimigo, principalmente em forma de embosca, em pontos chaves. A emboscada se caracteriza pela abordagem surpresa de um grupo.
Trazendo essa teoria para a área do Marketing, podemos dividir o Marketing de Guerrilha em dois tipos, Marketing de Emboscada e Marketing Viral. Ações de Marketing de Emboscada são aquelas focadas em locais de grande circulação de pessoas, geralmente onde a maioria delas possui o perfil do segmento-alvo da empresa. Se realizadas de forma criativa e inovadora, que chame a atenção dos abordados, esse tipo de ação se torna mais barato e tem um impacto muito maior, pois irá gerar o buzz marketing ou marketing boca-a-boca.
Alguns exemplos de Marketing de Emboscada.
Marketing Viral se caracteriza por ser uma mensagem (história, imagem, vídeo, site etc.) que se espalha, principalmente na Internet, entre os usuários de forma espontânea e que leva a marca da empresa sem parecer comercial. Para que o Marketing Viral funcione ele precisa levar em conta alguns aspectos fundamentais como: a) é preciso que quem receba entenda a mensagem; b) que tenham vontade de enviá-la; c) traga algum benefício como prêmios, produtos grátis, status etc.; e d) principalmente chame a atenção de quem receber.
Alguns exemplos de Marketing Viral.
Caso a sua empresa tenha um concorrente com maior poder de investimento em Marketing que a sua empresa, quem sabe o Marketing de Guerrilha não seja a solução?
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