É melhor ser ou parecer?

Já dizia Al Ries “Diariamente milhares de mensagens concorrem por um espaço na mente do consumidor. Portanto, não se engane. A MENTE É O CAMPO DE BATALHA”.

O autor se refere à importância do posicionamento. Definir e reforçar o posicionamento em todas as ações de marketing pode ser decisivo na batalha por um espaço na mente dos consumidores.

A linha de desodorantes Axe é um ótimo exemplo. Todas as suas campanhas reforçam o mesmo posicionamento. O apelo sexual do produto.

Vejam um case da Axe



Outro exemplo que gosto muito é da cerveja Polar, a qual trabalha o seu posicionamento com relação ao bairrismo do povo gaúcho. O diferencial da exclusividade.

Alguns Comerciais da Cerveja Polar

Carioca



Trovador



Paulistas



E então, é melhor SER ou ser PERCEBIDO como o melhor da categoria? O mais importante é ser percebido, pois de nada vale ser o melhor e não ser lembrado como tal pelo consumidor.

PORÉM ATENÇÃO: Não estou dizendo que basta “vender” uma determinada imagem, pois no momento que você consegue fixar o seu posicionamento e o cliente ao comprar o seu produto não receber o “prometido” todo o trabalho vai por água abaixo.

E na sua empresa? Existe um posicionamento definido para a marca/produto ou em cada ação de marketing o conceito é outro? Você realmente entrega o que promete?

É preciso fixar o posicionamento na mente do consumidor. Isso se faz com repetição. Lembre-se A MENTE É O CAMPO DE BATALHA!

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