Na “Era do Ficar” promova experiências!

Ouvi o conceito “Era do Ficar” em palestras do Prof. Dado Schineider (@dado4314), basicamente busca exemplificar a grande oferta de produtos e serviços, independente do segmento, onde a fidelidade do cliente com apenas uma marca é cada vez mais difícil, pois o mesmo tende a experimentar (ou “ficar”) com as diferentes opções.

Já comentei em vários textos que um dos aspectos levados em conta pelo consumidor no momento da compra é a imagem da marca, ou seja, a percepção construída por ele durante os vários momentos de contato com o produto/serviço. Nessa construção estão incluídas ações de propaganda, publicidade, atendimento, utilização do produto, opinião de familiares e amigos, interação com o site da empresa, redes sociais, ações de vendas, entre outros.

Uma estratégia muito eficiente, quando falamos em construção de imagem e posicionamento, é o brand experience ou experiência de marca. Trata-se da promoção de momentos nos quais os consumidores possam “experimentar” sensações promovidas pela marca. Essas sensações podem ser desde a utilização do produto (tradicional test drive) até algo não relacionado diretamente ao produto, mas ao posicionamento da marca, um passeio de balão ou uma escalada, por exemplo. O grande diferencial desse tipo de ação esta na lembrança positiva que ficará gravada na mente do consumidor através do “sentimento”.

No momento de escolher entre um produto ou outro o que você acha que irá contribuir mais na construção da imagem da marca, um brinde ou uma lembrança positiva?
Essas ações podem ser realizadas em feiras, eventos, no ponto de venda, locais com grande circulação de pessoas, internet. Por fim, onde o seu público estiver.
Um bom exemplo é a Happiness Machine ou “Máquina da Felicidade” da Coca Cola. Nos últimos anos a marca Coca Cola tem focado sua comunicação no conceito de “felicidade”, com esta ação foi possível promover uma experiência diferenciada com foco no posicionamento.

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