O que desencadeou essa “desaprovação” da campanha da Pepsi foi justamente o desempenho das vendas. O Wall Street Journal divulgou resultados do ano para Pepsi e Diet Pepsi, no qual aponta uma perda de meio bilhão de dólares em vendas, fazendo com que a marca caísse do segundo para o terceiro lugar em participação de mercado. A campanha realizada foi centralizada no site www.refresheverything.com e movimentou várias redes sociais. Nele as pessoas são convidadas a sugerir idéias para “refrescar o mundo” e ao mesmo tempo melhorar a vida das pessoas. As idéias premiadas recebem de U$ 5.000 a U$ 250.000. Para a execução da ação a PepsiCo abriu mão de investimentos em TV como o Super Bowl, por exemplo.
Qual foi o posicionamento da PepsiCo frente ao cenário. Voltar aos grandes investimentos em mídia de massa. Essa atitude caracteriza que, além de mudar o foco das ações de marketing, é necessário mudarmos as metodologias de avaliação dos resultados. As novas mídias não podem ser avaliadas da mesma forma das tradicionais.
Alguns resultados obtidos por uma das maiores verbas investidas em mídia social da história, se não a maior:
- 120 mil idéias;
- 80 milhões de votos nas idéias;
- 3.5 milhões de fãs no Facebook;
- mais de 60 mil seguidores no Twitter.
Algumas percepções
- apesar das tendências, a utilização conjunta de mídias sociais com tradicionais, ainda é a melhor opção, principalmente em se tratando de produtos de massa.
- ao investir em mídias sociais não espere resultados em curto prazo.
- precisamos rever as metodologias de análises e o que consideramos como “resultados satisfatórios”.
Momento flashback
Pepsi e Coca-cola sempre chamaram a atenção pela qualidade de seus comerciais de TV e por certa rivalidade, muitos viraram virais. Abaixo coletânea.
Site interessante que descobri durante a pesquisa, Escave as Mídias Sociais (www.midiassociais.net/).
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