Crowdfunding: mais um benefício da web colaborativa


“De forma bem simples, é o termo para usar quando a gente fala de iniciativas de financiamento colaborativas. Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negócio, um projeto”. www.crowdfundingbr.com.br

Que a força colaborativa da web esta mudando o dia-a-dia de empresas e pessoas já é um fato. A cada dia surgem diferentes ferramentas que nos fazem repensar nossos métodos e práticas.


O crowdfunding, algo ainda novo no Brasil, mas apresenta muitas possibilidades, é a mobilização de um grupo de pessoas com o objetivo de realizar ou possibilitar a realização de algo. Dois projetos mais conhecidos e pioneiros no Brasil é o Queremos e o Catarse, o primeiro busca financiar a realização de shows no Brasil. Nele, caso o projeto seja bem sucedido existe a possibilidade de reembolso do ingresso, total ou parcial (bem como o reembolso caso o show não seja realizado). O segundo é um ótimo espaço para quem tem um projeto legal, mas não possui a verba necessária para colocar em prática, basta postar sua idéia no site e torcer para que outras pessoas apóiem através de doações.


Como não poderia ser diferente, deixo uma questão no ar: como podemos utilizar essa nova onda em uma ação de marketing? Acho que para a área de responsabilidade social e ambiental é uma ótima alternativa.


Outro site legal: http://www.sensoincomum.com.br/
Informações sobre o assunto: http://www.crowdfundingbr.com.br/
Matéria Revista Exame: Fenômeno do Crowdfunding ganha força no Brasil

Nenhum comentário: