Qual o negócio do Google?


Após ler sobre o lançamento da versão do Sistema Android da Google que permitirá ao usuário controlar a sua casa, uma pergunta me veio a mente, "qual é, afinal, o negócio do Google?".

A gigante da internet que iniciou a partir de um site de buscas e hoje é uma das marcas mais valiosas do mundo não para de lançar novos produtos e serviços que buscam, através da internet, facilitar nossa vida. Essa foi minha resposta, "o negócio do Google é facilitar a nossa vida".

Pesquisando... no Google... encontrei a missão da empresa:

"O Google tem por missão organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil".

Seja através da aquisição de sites/serviços menores ou pela inovação, o Google participa cada vez mais do nosso dia a dia. Pense um pouco, de tudo que você faz na internet onde a marca Google está presente? Ou melhor, não está presente?

Alguém iria dizer, no Facebook e no Twitter! Mas a questão não é "ser dono dos principais sites e serviços" e sim atuar nos principais segmentos. Neste caso o Google oferece o Orkut e o Buzz.

O posicionamento da marca Google está muito mais focado no benefício a ser oferecido do que em algum produto específico ou segmento, em minha opinião este é o diferencial que possibilita a empresa essa avalanche de inovação.

Nesse sentido vale analisar, Microsoft e Apple estão lutando a batalha correta, ao atacar o Google no serviço de buscas e no sistema operacional para dispositivos móveis, por exemplo?

Isso tudo me remete a dois autores, Al Ries com a clássica frase "o marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções" e Peter Drucker e o questionamento que deixava sem fala muitos executivos "qual é o seu negócio?".

2 comentários:

Adilson Moacir Weddigen disse...

Interessante a tua análise, se realmente a Microsoft e Apple estão lutando na mesma batalha. Acredito que este é um bom exemplo de quão importante é ter claro os referenciais de uma empresa, como a missão e visão, pelo menos.
Mas neste caso estamos falando de liderança de mercado entre gigantes, acredito que nesta altura, para eles, é ser o melhor e maior em tudo, e por isso que não vemos sentido em algumas coisas que eles fazem. Até por que a missão do Goole permite criar um buscador ou levar o homem prá lua.

Carlos M. T. Borges disse...

Concordo Adilson, são gigantes onde buscam o mercado de TI como um todo. Mas vale a análise pela importância do "foco" como tu comentou. Além disso temos a questão da percepção que o mercado tem de cada marca, por exemplo, Microsoft = sistema operacional/software desktop - Apple = hardware/design | Google = internet. Abraço!