Toda a ação de comunicação deve ter um objetivo final, uma meta, um resultado a ser alcançado, para que seja possível mensurar se a ação obteve sucesso ou não.
Ao comunicar-se com o seu cliente a empresa não pode comunicar de qualquer forma, por qualquer meio e ainda para qualquer cliente. Para que a comunicação seja eficaz e auxilie a empresa na busca dos seus objetivos se faz necessário o Planejamento da Comunicação.
Uma forma básica e eficiente de Planejar a Comunicação da empresa, seja com o cliente interno ou externo, é definir algumas etapas.
O que se deseja comunicar? Definir o que se quer comunicar. Qual a mensagem a ser transmitida.
Qual é o Público Alvo? Estabelecer qual o público alvo da mensagem, quem a comunicação deve atingir para quem interessa essa mensagem.
Qual a linguagem a ser utilizada? Com a mensagem e o público alvo definidos é necessário determinar qual a melhor linguagem para a mensagem.
Qual a melhor linguagem para transmitir a mensagem? Qual a melhor linguagem para a compreensão da mensagem pelo público alvo?
Por qual meio enviar a mensagem? Basicamente o melhor meio é aquele que o público alvo tem maior acesso.
Quais os resultados esperados? Em minha opinião essa é a principal etapa do planejamento. É esse o ponto que vai demonstrar se a ação obteve sucesso. Ou seja, se os resultados foram alcançados a comunicação foi eficiente, caso contrário é necessária uma análise para identificar qual a etapa que falhou.
O Planejamento da Comunicação não é para ser usado pena na divulgação de produtos ou na comunicação com os funcionários, mas na comunicação do dia-a-dia, ao nos comunicarmos com um amigo, por exemplo. Quando formos enviar realizar a comunicação, precisamos ter claro: o que queremos informar, essa informação é pertinente, a forma como estou compondo a mensagem é compreensível, não estou utilizando uma linguagem fora do cotidiano no meu amigo, qual o melhor meio para enviar a mensagem (e-mail, telefone?) e por fim, qual a reação esperada que esse amigo tenha?
A comunicação é de fundamental importância para os relacionamentos profissionais e pessoais, quando realizada de forma equivocada não apenas será ineficiente como pode gerar muitos transtornos.
Um comentário:
Belo artigo Índio, planejar para se comunicar melhor... muito bom.
As vezes não pensamos no objetivo que a nossa mensagem deve atingir e sim somente nos comunicamos como é melhor para nós e não como é melhor para a pessoa que deverá receber a mensagem.
Parabéns.
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